#Aleatório - Dicas para se criar uma boa fanfic!


Yoo meus esquilos bochechudos! *3*
Amanhã será meu aniversário, ayeee! )O) Por isso não farei postagem amanhã, não sei ao certo. Então deixarei essa postagem para vocês.Hoje nós falaremos sobre algo que não tem nada em relação a edições ou tutoriais - Mas eu sei que estou devendo os tutoriais pedidos na Ask, eu estou fazendo um pouquinho em cada post nos rascunhos, e mais outros tutoriais especiais que provavelmente vocês irão gostar, então não me amarrem e me atirem no rio, ok? q u.u -, mas é algo que provavelmente irá interessar os ficwriters iniciantes do AD, que são amantes de histórias e que estão começando agora a pôr suas ideias no papel - Ou no computador. XD -, e estão se perguntando por onde começar, o que pode se aprimorar, e qual é o primeiro passo para a criação de sua fanfic. Exatamente por isso, preparei essa postagem, dando dicas para se criar uma boa fanfic. Tive essa ideia antes de dormir, quando havia acabado de ler um conto de "terror e drama" na internet, e todos aqui sabem o quanto eu amo escrever e como amo português - É a minha matéria favorita. *---* -, com isso, fiquei tão eufórica quando tive a ideia que se não postasse uma postagem sobre o assunto, teria um ataque! UAHSUAHS'. Eu realmente não sou especialista no assunto, mas quero compartilhar a minha "mini-experiência" da minha época de ficwriter - Não é que eu não seja mais, mas há vários projetos que estou fazendo que estão em "hiato", e todas as minhas fanfics foram excluídas, então pode-se dizer que estou em "férias" do cargo há muito tempo! XD -, além de mostrar a minha opinião. Essa postagem será um pouco mais séria do que as anteriores, pois quero abordar todos os assuntos que forem possíveis, e dar detalhes sobre eles para que assim possa responder as dúvidas dos iniciantes na área das fanfics. Então, meus esquilos, vamos lá?

IKU ZO! )O) 

Todos nós sabemos que escrever é uma diversão - para quem gosta, claro. -, é uma brincadeira, pois criamos e reinventamos ideias que aparecem em nossa mente na hora da escrita, moldando cada vez mais o nosso pessoal universo de fantasia às nossas ideias. Mas de fato, também sabemos que escrever também não é um brincadeira sem regras, não é mesmo? Escrever é para qualquer um, pois ninguém é tão inteligente a ponto de nascer sabendo ler e a escrever, correto? Todos nós vamos aprimorando nossos conhecimento com o tempo, para que possamos escrever algo que nos deixe completamente satisfeitos. O que eu estou querendo dizer, é que não se deve escrever apenas por escrever, deve-se escrever por gosto. Por paixão. E não apenas escrever por querer, para "entrar" na moda. Não ter conhecimento o suficiente pela a escrita, é normal. Cometer erros na escrita, é normal. Tudo é completamente normal. Mas creio que todos fazem o possível para corrigir os erros e aprimorar seu conhecimento pelo o português, e buscam cada vez mais por isso. Por fim, eu apenas quero que vocês entendam isso: Escrevam por amor e pela "diversão", mas não escrevam sem saber as regras da brincadeira.
Acho que alguns tiraram de letra o que eu quis passar com essa pequena introdução. 

Agora, vamos começar pelo o básico, do básico, do básico, vamos começar primeiro, o processo da criação da fanfic, lidando com uma coisinha, que pode ser difícil para alguns iniciantes:

Lição 1 - Fruto da inspiração.
Primeiro, antes mesmo de começar REALMENTE a criação da fanfic, precisamos lidar com a: Inspiração.
E convencê-la a "dar a luz" em nossas ideias. XD. Pode parecer bizarro, mas para quem quer ter ideias e avançar no processo da criação da fanfic, precisa primeiro lidar com isso. É difícil mesmo estar com vontade de criar uma fanfic, e ter ainda que convencer a mente que foi abandonada pela a criatividade e está num túnel negro, a trabalhar. Mas para convencer essa preguiçosa a trabalhar, precisamos instigá-la, não é mesmo? E é aí que a inspiração e nossos gostos entram e fazem com que tenhamos ideias. Tudo depende de você buscá-la e trazê-la até você. Há vários métodos que deixam muitos autores(as), inspirados e cheios de ideias. Pode ser através da música, através de imagens, através de poemas, através de filmes, através de jogos, através de livros, através de séries, através de animes ou mangá, através de cantores favoritos, através de texto, ou até simplesmente ficar pensando tanto, que acaba tendo uma ideia. - Esse é o meu caso, é beeem estranho. ;u; - Tudo isso pode lhe inspirar, e consequentemente trazer ideias a você, fazendo com que você avance mais um passo para a criação da fanfic.

Lição 2 - Escolha dos gêneros: Qual eu escolho?
Será de ação? Será de comédia? Será de vida escolar? Será do que? Muitos irão achar estranho o motivo de eu estar colocando os gêneros na segunda lição, sendo que deveria estar colocando as organizações das ideias. Mas acreditem, escolher o gênero antes te ajuda e muito a desenvolver o enredo da história também. Escolher gêneros nem sempre são uma dor de cabeça, apenas escolha os gêneros que você deseja que tenha em sua história ou de acordo com a história que deseja criar, isso será de grande ajuda a você. Vááários gêneros são usados lá no AD, entre eles estão:
*Não estão em ordem alfabética.
- Ação;
- Aventura;
- Comédia;
- Fantasia;
- Ficção/Ficção Científica;
- Universo alternativo;
- Tragédia;
- Drama;
- Romance;
- Comédia romântica;
- Vida escolar;
- Cotidiano;
- Música/SongFic;
- Terror;
- Harém;
- Shoujo;
- Ecchi(As vezes é muito leve, até porque não pode ser exagerado, por ter crianças que acessam o site também)
- Yaoi;
(Nota: Há várias fanfics ou one-shots Yaoi lá no AD. Mas o termo usado no título para essas fanfics/one-shots, segundo as regras do Amor Doce, é "Boys Love", ou pela a abreviação e tag usada nos títulos de fanfics do tipo, "BL". se não me engano. Então se for escrever algo do tipo, coloque a tag: "[BL]", e, se quiser depois, pode colocar lá na hora de montar a fanfic que ela é Yaoi, ou simplesmente "Boys love", na área dos gêneros.)
- Yuri;
(Nota: Nunca há muitas fanfics ou one-shots do gênero lá pelo o AD. - Pelo menos eu nunca vi, faz tempo que não vou na área fanfics lá no AD. - Mas o termo usado no título para essas fanfics/one-shots, segundo as regras do Amor Doce, é "Girls Love", ou pela a abreviação e tag usada nos títulos de fanfics do tipo, "GL". se não me engano. Então se for escrever algo do tipo, coloque a tag: "[GL]", e, se quiser depois, pode colocar lá na hora de montar a fanfic que ela é Yuri, ou simplesmente "Girls love", na área dos gêneros.)

Entre outros gêneros. Pelo o que eu sei, esses são os permitidos no Amor Doce - Mas claro que em alguns gêneros não pode exagerar, como terror, entre outros. É recomendável ler as regras da área de fanfics lá no AD, antes da publicação da fanfic e contatar uma moderadoce para responder suas dúvidas. -, se quiser outros gêneros, é necessário fazer a publicação da fanfic em um site específico para isso, que geralmente têm outros gêneros, que são permitidos. Como o Nyah! Fanfiction e o Spirit, entre outros. ^3^

Lição 3 - Teve uma ideia? Anote-a!
Se teve uma ideia, corra e anote-a em um papel, esquilo bochechudo! Esperar até mais tarde, somente fará com que a ideia desapareça e você perca o ânimo novamente. Sabe aquela ideia que fica batendo na cabeça e te dá aquela euforia esquisita, e, se você não a atende, ela desaparece, e depois você tenta se lembrar dela e não consegue, só se lembra do início, ou, quase nada dela? Exatamente por isso, se tiver uma ideia: Corra, e coloque ela em prática. Logo após isso, você terá que organizá-la, e pensar nos seguintes pontos:
- Como será o início da história?
- Que fato interessante - pode ser inventado ou real, isso é com sua criatividade. - posso adicionar para que a história seja interessante?
- A história começará com um grupo de amigos ou somente uma personagem principal?
- Que características marcantes posso adicionar no personagem principal? O que ele será? Trabalhador, estudante, universitário? Ele será maior ou menor de idade?

Entre outras questões que você terá que decidir, dependendo do gênero que você escolher. Depois de concluir as questões, junte tudo e depois é só ir construir a Sinopse, uma dica importante na hora de criar uma sinopse é cortar fatos tão desnecessários na história(como tais características de um personagem, lugar, coisa, etc.)e não colocar tanta coisa, isso lhe ajudará muito! o/

Lição 4 - Classificação de idade: É importante colocá-las.
 Se você for publicar a sua fanfic lá no AD, lembrem-se sempre de colocar a classificação, dependendo dos gêneros que forem escolhidos, se for colocar a sua fanfic lá no AD.
- Porquê? 
Porque é muito importante avisar sempre antes que o leitor comece a leitura. Principalmente por ter crianças menores que também jogam Amor Doce. É claro que nenhuma pessoa irá parar ou fechar a janela do navegador rapidamente por causa da classificação -  Ninguém faz isso. Nem adianta mentir. u_u - É raro. Muito raro. Mas acho que existe alguém no mundo assim, apesar de ter minhas dúvidas. - Cada um toma responsabilidade daquilo que quer arriscar. , mas é bom para que a pessoa que ainda quer continuar a ler, tomar responsabilidade e não reclamar depois da leitura, caso leia algo que não é de seu agrado. Já vi isso acontecer e o autor(a) da história foi chamado de coisas horrendas, e isso não é legal. Cada um lê o que quer, e cada um têm seus gostos, não é mesmo?

-x-

Essas são as principais coisas que você deve se preocupar, antes de começar a criação da fanfic.
Anotou tudo direitinho? Agora vamos ao mais esperado momento: A Criação da Fanfic!
Depois de ter feito a sinopse, decidido o título, vamos agora aos capítulos;

Lição 5 - Mais detalhes = Fortes Emoções e Cenas fáceis de serem imaginadas.
Não preciso nem dizer que os detalhes são muito importantes em uma fanfic, não é mesmo? Eu amo fanfics detalhadas, faz com que tal cena possa ser imaginada, além de sentir tal emoção que está ali naquele momento da fanfic, tal ato do personagem, tudo. Detalhes mexem com a nossa imaginação de um modo incrível, é exatamente por isso que algumas pessoas dizem que "Nos livros, eu viajo.". Podem perguntar para qualquer pessoa, detalhes são um aliado e tanto quando o autor(a) quer provocar fortes emoções no leitor(a). Fanfics assim atraem mais leitores, e conquistam os mesmos. Por isso, faça o possível para destacar as cenas, revise o quanto você quiser, e só quando realmente estiver satisfeito com a cena, pare e avance para o próximo ponto da história.

Lição 6 - Emoções dos Personagens - Como colocá-las?
Riu? Chorou? Se assustou? Pulou? Sorriu?
É sempre bom descrever a reação dos personagens em um capítulo, além de que, fazendo isso, deixa a leitura bem mais agradável, mas tenha cuidado e fique atento para não fazer repetições de frases na história, cansa e parece que fica "sem graça".
Aqui há um exemplo simples, de reações dos personagens:

- Quer um sorvete? - Seus lábios curvaram-se para os lados, formando um sorriso doce, enquanto aproximava-se dele e esperava uma resposta.
- Não acredito! Como você conseguiu cair da escada? - Ele colocou a mão em sua barriga, dando risos que eram incontroláveis, enquanto dava passos para trás para afastar-se da cena, e retomar sua postura para ajudar o amigo.
- Quem será está batendo na porta? - Seus pés prenderam-se no chão, algo lhe avisou para não se mexer mais, e ela parou subitamente, enquanto observava a sombra que se revirava através do vidro da porta, e o medo domava-a.

Exemplos mais detalhados:

- Choro & Dor:
– Os sonhos são desejos que a alma cria para não se perder mais rapidamente na escuridão. Não há porque tê-los... Minha alma a muito tempo... perdeu a sua vontade de permanecer nesse corpo e nessa vida... – Ela apoiada no parapeito da janela, foi levando seu rosto para deitá-lo em seus braços que estavam cruzados, enquanto lágrimas desciam de seus olhos e faziam a curva em seu rosto pálido e abatido.

– ...Então porque ainda não foi embora? Não há nada que a mantém presa aqui... – Ele abriu aquele costumeiro sorriso provocante, querendo ser o forte quando não deveria. Ele deslizou suas costas pela parede, deixando-se cair sentado ao chão.  – ...Ou há? – Seus olhos vermelhos e levemente úmidos, moveram-se para olhá-la, esperando uma resposta. – ...Porque há um sentimento em meu peito que grita por algo que nunca poderá ter, que me prende aqui na terra e me impede de matar a minha própria vida e apagar a minha história... – Ela virou-se, encarando o olhar surpreso do homem que estava ao seu lado, enquanto murmurava: – Esse sentimento desesperado e agoniante, que deseja por algo que não pode ter... que grita dia e noite por um sentimento que corresponda os seus... Ele... Ele grita por... Você.

- Sorriso
– Você quer um sorvete? – Perguntou o homem com um largo sorriso no rosto, enquanto a observava rodopiando em sua frente.
– Eu quero, papai! – Ela parou e inclinou-se em frente a ele, com a respiração ofegante, abriu um sorriso e perguntou: – Você irá pegar um também, né? Nós iremos comer juntos, né? Hoje nós poderemos apostar corrida de sorvetes, né? Né? – Ele assentiu a cabeça e pegou sua mão, indo em direção ao carrinho de sorvete que passava ali.

Esses são apenas alguns exemplos, nesses exemplos, eu descrevi os atos dos personagens logo após o travessão(–), descrevendo também os lugares, objetos, e outras coisas - Nesse exemplo, eu não descrevi o lugar, somente os sentimentos dos personagens, e o cenário. - Mas esse não é único método de escrita que é utilizado. Tem o mais simples, que é onde o autor coloca os diálogos dos personagens sem descrever os atos após o travessão, e descreve bem mais a história e dá mais emoção a mesma, geralmente esses tipos de histórias, costumam, na maioria das vezes, descrever alguns atos dos personagens junto com a história, pode ser no início ou no final da história, ou até no meio. Mas há a possibilidade do leitor se perder nas falas, quando tiver mais de duas pessoas no cenário, e não saber quem está falando. - Isso já aconteceu comigo ç_ç -. E tem o método bem mais simples e sem "enrolações", que é o método onde o autor escreve a sua fanfic igual a roteiros de filmes:
Nome do personagem + Diálogo do mesmo. Sem mais. Mas há algumas vezes em que o Autor descreve alguns atos dos personagens, ou cenários na história. :3

Lição 7 - Lista de personagens = Segundo desafio na criação da fanfic:
Calma, respire, isso, com calma, agora, está na hora de revisar esse número de personagens! Você precisa decidir os números de personagens que começarão a história, ou aparecerão na mesma. É provável que durante o decorrer do tempo, enquanto você escrever os capítulos, você pode pensar novamente e adicionar um outro personagem na história, entre outras ideias que nos atacam quando estamos escrevendo. Mas é bom sempre ter uma ideia mais cedo, para deixar tudo decidido. Para as pessoas que abrem vagas nas fanfics para que os leitores mandem uma ficha, e, o escolhido será tal personagem na fanfic, um simples e sério aviso: Não abra vagas na fanfic, sem um planejamento antes. É totalmente normal isso, falo por experiência própria. Nós vamos ficando tão empolgados e felizes com os comentários, que quando olhamos, há um comentário onde há uma pessoa perguntando se têm vagas e pergunta se pode participar, nos ignoramos os fatos que aconteceram na história e seus princípios iniciais, e prontamente abrimos 3 ou mais vagas para personagens. Aí depois a pessoa precisa reinventar um pouquinho da história que criou, e, o que o autor planejava e imaginava que acontecesse na história, tem que ser reformulado. É bem difícil isso, já aconteceu diversas vezes comigo, tudo por falta de planejamento. Abra vagas se realmente quer isso, veja se há espaço na história, faça tudo com um planejamento que será bem melhor.

Lição 8 - Ortografia + Ansiedade = Uma pequena dor de cabeça e a qualidade da fanfic, perdida.
Eu tenho certeza que ninguém aqui gosta de ficar adivinhando palavras no meio de uma fanfic, tenho certeza disso. É normal cometer erros, todo autor, por mais que não queira, comete erros de ortografia, mas todo autor faz o possível para corrigi-los, para que depois na publicação ele não se arrependa, mas ver os erros e continuar com eles na fanfic como se estivesse conversando em um bate-papo ou MP, é ruim, certo? É por isso que muitas vezes, infelizmente, o leitor acaba se irritando e simplesmente fecha a janela do navegador, deixando de ler uma história que pode ser interessante, perfeita... por causa da má ortografia. Por isso devemos cuidar muito bem dela, uma boa ortografia atrai leitores, você pode até usar abreviações, escrever do jeito que você gosta, em um bate-papo privado ou MP, mas em sua fanfic, tenha uma ortografia clara e fácil de entendê-la. Um outro caso super importante que devemos cuidar também é a nossa Ansiedade. É totalmente normal que na hora que estivermos escrevendo os capítulos, nós sintamos ansiedade de vê-lo postado para ver comentários/reviews chegando. Muitas vezes, o autor acaba nem se importando, e acaba postando o capítulo sem nem ao menos revisá-lo, por conta disso. E depois que lemos o mesmo publicado, nós sentimos até um pouco de vergonha e ficamos um pouco irritados pelos os erros. Se acabou o capítulo, deixe-o para postar em outro dia, vá revisando-o todos dias até que os erros sejam completamente revisados, veja no que pode melhorar, se você deve descrever aquela cena melhor ainda, entre outras coisas, até que o capítulo seja totalmente revisado.

Lição 9 - Pontuação - Cadê você?
Deve-se tomar muito cuidado com a pontuação também. Ela é muito importante, assim como a ortografia. Evite colocar as pontuações separadamente das falas dos personagens:
Errado:
Ei , você quer um sanduíche ?
Correto:
Ei, você quer um sanduíche?
Acredite, isso deixa a leitura muito mais agradável.

Lição 1O - Seja feliz, e leia e escreva muito! o/
A única coisa que resta agora é cuidar da edição do corpo da fanfic - se querer fazê-la. -, se você não é muito experiente nas edições, pode pedir para alguém da sessão Arte Doce fazer o corpo da fanfic para você, estão abrindo muitos tópicos destinados a criação de layouts para fanfics. Ou, se você mesmo quer fazê-lo, acesse os tutoriais daqui do AcD, talvez o ajude-o a achar o que lhe interessa. *----*
E agora, o que está esperando parado aí, pequeno esquilo? As lições acabaram! Vá, publique a sua fanfic e seja eternamente feliz! )o) Adios! ~sobe em cima de hambúrguer flutuante~

- DÚVIDAS - GLOSSÁRIO:
- O que é prólogo? É considerado um capítulo?
R: Prólogo não é considerado um capítulo. Um Prólogo mostra o que aconteceu antes na história para chegar até a história que você escreveu na sinopse. Em outras palavras, é uma introdução da história para mostrar o que aconteceu para chegar até onde chegou, ou para mostrar um fato marcante que aconteceu no passado de um dos personagens das fanfics, ou até mesmo para mostrar uma lembrança querida pelo o personagem.

- E Epílogo? O que é?
R:Epílogo é colocado sempre depois do último capítulo da fanfic, é o resumo do fim. Você pode usá-lo para resumir tudo o que aconteceu depois do fim, ou para colocar uma cena que não foi escrita durante os capítulos, transformando-o em um "capítulo-extra".

- O que é Resumo? É a mesma coisa que sinopse?:
R: Não, resumo e sinopse são diferentes. O Resumo, como diz o próprio, apenas resume os fatos acontecidos na fanfic. Ou seja, o resumo corta alguns fatos acontecidos na fanfic, e simplesmente resume a história toda. Enquanto a sinopse é usada para mostrar um pouco da história da fanfic - ou seja, seus objetivos. -, e aguçar a vontade do leitor.

E, bem, era isso. ^-^
Espero que tenham gostado! ~
Qualquer dúvida ou pedido só ir lá na Ask, ou contatar-me via MP, espero ter ajudado a todos. :3
Tenham uma ótima noite.
Kissu ;*  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Yoo *-* Obrigado por comentar
♥ comentários maldosos serão apagados
♥ aceitamos criticas, mas claro, com educação
♥ Sem palavrões e linguagem SMS
♥ Quer que eu visite seu blog? Só deixar o link no fim do comentário ^^
♥ Comentários do tipo: "seguindo, segue de volta?" Não será aceito :B

Emoticons, Expresse:
ლ(╹◡╹ლ) (✿◠‿◠) (◡‿◡✿) (◕‿◕✿) (✖╭╮✖)(≧◡≦)
(¬_¬) (◑‿◐) (◕‿-) ✖‿✖ (-’_’-) (╥_╥) (╯_╰) (╯3╰) (o_-) (¬‿¬)
(◣_◢) (∪ ◡ ∪) (∩︵∩) (。◕‿◕。) (⊙_◎) (~ ̄▽ ̄)~ (︶ω︶) (+_+)
(。♥‿♥。) (✿ ♥‿♥) (≧ω≦) (´ー`) (つд`) ( ̄。 ̄) (*~▽~) ( ^▽^) )~O~)
(=゜ω゜) (´ω`) (ノ_・。) (-_- )ノ (´ヘ`;) (^^;) (ノ◕ヮ◕)ノ (⊙ヮ⊙) ᕦ(ò_óˇ)ᕤ
ᕙ(⇀‸↼‶)ᕗ( ಠ◡ಠ ) (•⊙ω⊙•)